O projeto de reforma do AT&T Headquartes em Nova Iorque, encabeçado pelo escritório Snøhetta, foi paralisado pela LPC - Landmarks Preservation Commission, o departamento de preservação do patrimônio da cidade. O controverso ícone pós-modernista projetado por Philip Johnson e John Burgree se tornou o mais novo edifício novaiorquino a receber o título de 'Individual Landmark', tornando-se patrimônio da cidade, o que atinge diretamente o projeto de reforma do edifício.
O projeto previa uma reforma radical no térreo, adotando um embasamento mais transparente que retirava o revestimento de pedra original. Além disso, o projeto pretendia também instalar uma parede de vidro em frente ao elemento mais importante da arquitetura original, o enorme arco na entrada principal do edifício.O projeto foi amplamente criticado, como no vídeo de Robert A. M. Stern ou ainda pelo docomomo ou pela organização change.org.
Descrito como sendo um dos edifícios pós-modernistas mais importantes do mundo, a sede da AT&T na 550 Madison Avenue tem sido, desde de sua inauguração em 1984, um ícone dramático e controverso no horizonte de Manhattan. Com formas poderosas relembrando referências clássicas e um granito rosado na fachada,o edifício marca uma transformação na arquitetura da época, a qual se despedia do modernismo enquanto entrava no pós-modernismo.
Estamos orgulhosos que o edifício da 550 Madison está oficialmente entre os patrimônios da cidade de Nova York. Nós apoiamos a indicação e nomeação desta icônica torre e aplaudimos a decisão da Landmarks Preservation Commission. Desde que adquirimos o edifício, levamos nosso papel em relação ao edifício de forma bastante séria. Estamos ansiosos em estabelecer um diálogo com o LPC e os outros acionistas para preservar o legado do edifício como um destino classe A em East Midtown, fazendo alterações sensíveis para atender as necessidades atuais.
-550 Madison Ownership
O processo para tornar o edifício patrimônio da cidade está caminhando há algum tempo, incluindo uma audiência em Novembro de 2017. Apesar do trabalho na demolição do edifício ter começado em Janeiro de 2018, a decisão do LPC é uma vitória significante para aqueles que queriam a preservação do prédio.
Antecipando a decisão sobre a fachada, estamos elaborando planos para o edifício que estabelece um equilíbrio, respeitando a importância do 550 Madison. Assim que confirmarmos quais serão as limitações que teremos que encarar, poderemos completar nosso projeto e começar um processo com o público e a LPC. Enquanto isso, quero deixar claro que paramos a reforma que havia sido iniciada meses atrás.
-Seth Pinsky, RXR Realty, Remarks em 19de Junho na Audiência da LPC
Saiba mais sobre o projeto que pretende alterar o edifício, aqui.